Os Milagres de Jesus


Capítulo VII

Se o ser humano procurar desenvolver-se com mais amor e fé no Criador, será capaz de auto curar-se, e realizar feitos iguais aos de Jesus, ou ainda maiores. Ele mesmo disse: “Vocês poderão fazer obras maiores do que estas, porque eu vou e vocês ficam.”
Dizer é fácil, o difícil é ser.
Muitos tentam explicar os milagres de Jesus, mesmo a Ciência hoje percorre pelos caminhos das interpretações, e às vezes usam de explicações tão esdrúxulas, que tornam o mestre Jesus enganador, um farsante, um ser humano com inteligência superior à época, e que a todos tapeava. Com o Entendimento que já temos das energias vindas do Centro, podemos notar que não existe misticismo nem tapeações nas curas efetuadas por Jesus.
Uma das maiores demonstrações que Jesus fez, dando-nos conhecimento melhor, uma vez que toda interpretação já dada, mesmo pela ciência, é que Lázaro tinha problemas de catalepsia.
“Estava doente um homem chamado Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e sua irmã Marta. Maria, cujo irmão Lázaro se achava doente, era a que ungira o Senhor com perfume e lhes enxugara os pés com os seus cabelos.
Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, aquele que amas está doente. Ao saber isto, disse Jesus: Esta doença não é para morte, mas para a glória de Deus, afim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.”
Jesus aqui se referia a morte física, uma vez que ele sabia o poder que tinha, e sempre na humildade procurando a glória de Deus, e não a sua.
“Ora, Jesus estimava a Marta e a seu irmão e a Lázaro”.
Jesus jamais faria o que fez se Lázaro não fosse uma semente boa para o Criador. E como ele sabia disto? Ele captava as frequências da Alma e qualquer ser humano, e sentia se as vibrações eram boas ou más.
“Tendo sabido, pois, que estava doente, demorou-se ainda dois dias no lugar onde se achava. Então passado isto, disse aos discípulos: voltemos para a Judéia. Perguntaram estes: Mestre, agora mesmo os Judeus procuravam apedrejar-te, e voltas ainda para lá?
Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas se alguém andar de noite, tropeça, porque a luz não está nele.
Jesus alerta àqueles que no obscurantismo de seus conhecimentos, caminham para o que não conhecem e tropeçam em seus próprios pensamentos e palavras.
“Assim falou e depois disse: Nosso amigo Lázaro dorme, mas vou despertá-lo do sono”
Aqui muitos dos “entendidos” chegam a dizer que realmente Lázaro tinha era problemas de catalepsia, ou um outro problema qualquer menos que ele estava morto fisicamente.
“Disseram-lhe então, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bem. Jesus tinha falado da morte de Lázaro. Mas eles supunham que falasse do repouso do sono. Disse-lhes, pois, Jesus abertamente: Lázaro morreu; e por vossa causa folgo de não me achar lá, para que creais; mas vamos ter com ele”.
Diante das dúvidas, Jesus disse claramente que Lázaro tinha morrido carnalmente, dissipando assim as dúvidas dos discípulos que julgavam estar Lázaro apenas dormindo.
Jesus mentiu?
Quando Jesus disse: Lázaro dormiu. Ele falava do espírito, e não da matéria.
“Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos seus condiscípulos: Vamos também para morrermos com ele. Chegando, Jesus achou que estava Lázaro no túmulo havia quatro dias. Ora Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. Muitos dos Judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar pela morte de seu irmão. Marta quando viu que vinha Jesus, foi encontra-lo; Maria, porém, ficou sentada em casa. Disse, então, Marta a Jesus: Senhor, se tivesse estado aqui, não teria morrido meu irmão.
E mesmo agora tudo o que pedires a Deus, Deus te dará.
Com estas palavras de Marta, dá para notar que ela tinha abundância de fé, o que o mundo hoje anda carente. Fé que Jesus tinha poder, Fé que ele a ninguém enganava, antes, era (e é) a verdade, o caminho e a vida.
“Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressuscitar na ressurreição, no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressureição e a vida. O que crê em mim, ainda que esteja morto viverá; e todo o que vive e crê em mim, nunca jamais morrerá; crês isto?
Jesus nos fala da morte espiritual, e não material. Na Bíblia existem dois termos que a muitos tem confundido em sua interpretação. Estes termos são: Dormir e morrer, Todos dois se referem ao espírito, isto é, um estado de espírito. (*) no capítulo reintegração o leitor terá um melhor entendimento deste assunto.
“Sim Senhor, respondeu ela, eu creio que tu és o Cristo, o Filho De Deus, que havia de vir ao mundo. Tendo dito isto, foi ela chamar Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: Está ai o mestre e te chama. Ela ouvindo isto, levantou-se depressa e foi ter com ele (pois Jesus não havia ainda entrado na aldeia, mas permanecia no lugar onde Marta o encontrara). Os Judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se depressa e partir, seguiram-na pensando que ela ia ao túmulo para ali chorar. Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés dizendo Senhor, se tivesses estado aqui, não teria morrido meu irmão. Jesus, vendo-a chorar, e também chorar os judeus que a acompanhavam, gemeu em espírito, perturbou-se e perguntou: Onde o puseste? Eles responderam: Senhor, vem e vê. Jesus chorou.”
Jesus mesmo disse que a vida é o espírito, no entanto, ele chorou com a dor das irmãs e amigos de Lázaro. Jesus chorou. Chorou Jesus homem, ser humano. Todo espírito que disser que Jesus não veio na carne e no sangue não é de Deus. Ora, se Lázaro não estava morto carnalmente, como querem fazer crer alguns (Jesus, sabendo disto não tinha razões para chorar), e a todos enganar. Mas a realidade não foi esta.
“Os Judeus, então, diziam: Vêde como ele o amava. Mas alguns deles disseram: Não podia este homem, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse? Jesus, gemendo outra vez em si mesmo foi ao túmulo; era este uma gruta, a cuja entrada estava posta uma pedra. Jesus disse: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, ele já cheira mal; porque está morto há quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que se creres, verás a glória de Deus? Tiraram então a pedra. Jesus, levantando os olhos, disse: Pai, graças te dou que me ouvistes. Eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão que me cerca, afim de crerem que tu me enviaste.
Jesus ao contrário do que muitos pensam, sempre foi humilde, transferindo ao Criador toda glória do feito que iria realizar, e dos outros que realizou. Dando-nos a entender sempre a necessidade que temos de estarmos sempre pedindo ao Grande Centro o auxílio para que nossos empreendimentos (espirituais) se realizem. Ao dizer-nos “ Amai a Deus sobre todas as coisas”, e ao efetuarmos isto, estamos nos ligando às energias vindas de Deus, tendo com isto poder de captá-las. Mas isto só se consegue com amor e caridade, com fé a esperança.
“ Tendo assim falado, clamou em alta voz: Lázaro sai para fora. Saiu aquele que estivera morto, ligado os pés e as mãos com faixas; e envolto o seu rosto em um lenço. Disse-lhes Jesus: Desatai-o e deixai-o ir. Muitos creram em Jesus.”
Jesus aqui utiliza as energias conscientes automáticas e as inconscientes automáticas. Todas sob o seu controle, Jesus recompõe toda estrutura molecular e celular de Lázaro, e ao mesmo tempo reativa a alma de Lázaro que novamente passa a funcionar, lhe sustentando a vida carnal (material). Faz também, Jesus, voltar o espírito de Lázaro ao seu corpo físico. Assim como também seu corpo espiritual. (*) (ver cap. Corpo espiritual).
Outra demonstração de controle das energias vindas do Centro, deu-nos Jesus em Mateus: 12:9 a 14.
“Tendo Jesus partido daquele lugar, entrou na sinagoga deles. Achava ali um homem que tinha uma das mãos seca. Para acusarem Jesus, perguntaram-lhe: É lícito curar aos sábados? Ele respondeu: qual de vós, tendo uma ovelha, se ela ao sábado cair em uma cova, não lançara mão dela para tirá-la? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha.”
Uma das grandes missões de Jesus era eliminar o fanatismo.
O fanático é pior que o ignorante, porque raciocina em uma só direção, a luz da razão foge dele, é incapaz de aceitar uma opinião contrária à sua ideia formada das coisas. Tudo que foge do conceito formalizado pelo fanático, é para ele inadmissível. O pior dos fanáticos é o fanático religioso, porque este afasta os seres humanos do Criador. Cegos pelo fanatismo e pela ignorância não admitem uma verdade que entre em choque com suas verdades. Estes são considerados MORTOS para Deus. Uma verdade existe: “Ninguém é dono do pecado.”
Logo é lícito fazer o bem nos sábados. Então disse ao homem: Estende a mão. Ele a estendeu, e a mão ficou sã a outra”.
-Jesus disse: Estende a mão. E a mão ficou sã. Isto não é maravilhoso? Com uma simples frase, pronunciada por Jesus, sem encenações místicas, sem alardes, apenas com o seu poder mental, ativando as energias do Centro, curou o homem da mão ressequida. E para que isto ocorresse, Jesus emitia de si, a força acionadora, catalizadora.
Uma passagem que nos encanta também, é a da figueira. Esta passagem é um alerta para os que ousam tomar o reino dos céus de assalto. Passaremos a relatá-la.
“Pela manhã, ao voltar à cidade, teve fome. Vendo uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou e não achou nela senão folhas; e disse-lhe: Nunca jamais nasça fruto de ti. No mesmo instante secou a figueira.”
Jesus nunca foi, e nunca pretendeu ser exibicionista. Tudo que ele realizou, foi para nos dar exemplos. Ao extinguir a Alma (força vital) da figueira, ela secou imediatamente. Porque sem as energias que formam a Alma dos seres vivos, nada tem vida. Jesus demonstrava também o poder interior que todo ser humano possui, porém ainda inerte.
“Vendo isto os discípulos, maravilharam-se e perguntaram: como repentinamente secou a figueira? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que se tiverdes fé e não duvidardes, fareis e não só o que foi feito a figueira, mas até se disserdes a este monte: Levanta-te e lança-te no mar, isso será feito: e tudo o que pedirdes em vossas orações, haveis de receber.
Jesus nos coloca em xeque, quando ainda nos diz:
“Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, dirás a este monte: Levanta-te e lança-te ao mar, isto será feito.”
É para sentirmos vergonha ao sabermos que não temos fé, nem do tamanho de um grão de mostarda. Qual ser humano que possui esta fé? Onde está a nossa fé? O caminho para dominarmos as energias vindas do Centro é longe. Está escrito:
“O reino dos céus não é tomado de assalto.”
E ainda:
“Deus é amor, paciente, longâmino...”
Isto é para ficarmos ciente que passaremos por um processo evolutivo, até herdamos este poder, afim de aplica-lo para o bem. Já imaginaram se nós tivéssemos poder igual a Jesus! Secaríamos nossos inimigos com uma simples palavra. Transformaríamos ferro em ouro.
As fraquezas do nosso espírito na carne, não suportariam as tentações do mundo material. Jesus no deserto ao ver o poder que tinha, superou todos os desejos materiais, não se subjugando à carne, e sim à vontade de Deus. Existe na Terra algum ser humano capaz de se auto dominar afim de que os desejos mundanos não o subjugue?
Jesus conseguiu este poder não só por que seu corpo material era mais evoluído (evolução esta que possuiremos futuramente, aprimorando nossa mente), mas porque tinha este corpo carnal sob domínio de seu espírito. E ainda assim, em algumas vezes sentiu-se fraco. “Pai, se possível, passe-me deste cálice.” E outra vez no sofrimento: “Pai, porque me abandonaste?” Jesus era humano. Veio na carne e no sangue. Deu-nos prova de que, se formos obedientes ao Criador, e amarmos o próximo como ele amou, herdaremos a vida verdadeira, que é a vida espiritual, eterna.
Jesus teve seu batismo de fogo, quando no deserto a quarenta dias sem comer, sentiu fome. Seu corpo carnal necessitava de alimentos, e Jesus sabia de seu poder. Jesus sabia que poderia transformar as pedras em pão. Poderia ele mudar toda estrutura molecular da pedra e transformá-la em pão, usando das energias inconscientes e conscientes. Mas acionar um poder tão grande apenas para satisfazer a si mesmo, não, Jesus não o fez, deu-nos exemplo de servir, de humildade, mesmo quando sabia que é superior. Utilizando das energias vindas do Centro, Jesus poderia recompor toda sua estrutura celular e ser imortal, mas não o fez, não interferiu na ordem natural das coisas.
Um outro milagre efetuado por Jesus, excepcional como todos os outros, foi o da multiplicação dos pães. Jesus acionou as energias, e parecia que de nada os pães iam surgindo, dando para alimentar toda aquela multidão e ainda sobrando.
A cura de uma mulher que tinha uma hemorragia incurável, que apenas tocou nas vestes de Jesus e imediatamente ficou sã. Relatamos a seguir esta passagem, porque ela nos traz grandes conhecimentos a respeito de Jesus.
“Uma mulher que por doze anos estava padecendo de uma hemorragia, e a quem ninguém podia curar, chegando-se por detrás, tocou-lhe a fimbria da capa; e imediatamente cessou a sua hemorragia. Perguntou Jesus: Quem é o que me tocou? Negando-o todos, disse Pedro: Mestre, a multidão te aperta e te oprime. Mas Jesus disse: Alguém me tocou, porque eu senti que saíra poder de mim. A mulher, vendo-se percebida, veio tremendo prostrar-se diante dele, e declarou na presença de todo o povo o motivo porque o havia tocado e como fora imediatamente curada. Ele lhe disse: Filha, a tua fé te curou; vai-te em paz.”
Jesus era como uma pilha que acumula eletricidade. O corpo carnal de Jesus, era constituído de uma matéria capaz de acumular energias vindas do Centro, sua matéria era mais aperfeiçoada. Por isso quem tocasse em Jesus com fé, curava-se. A mulher ao tocar em Jesus com fé, abriu um canal de receptividade das energias acumuladas no corpo de Jesus, curando-se automaticamente.
Mas nem sempre Jesus curava somente os que tinham fé; mas isto ele fazia para demonstrar às ovelhas que aguardavam o Messias prometido, que ele era o enviado. Demonstrou também que, se formos um para com Deus assim como ele o é, poderemos manipular as energias do Centro, e a utilizaremos sempre para o bem como ele o fez.
O poder de Jesus está além de nossa vã filosofia. Ao procurarmos desvendar o que Jesus realizou, devemos primeiro retirar o véu que encobre nossa sabedoria, para que as predições de Isaias não recaiam sobre nós como o disse Jesus aos que não tinham fé nele. “Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do senhor?” E ainda. “ Ele cegou-lhes os olhos, endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração e se convertam e eu os sare.” (6.10.)